quarta-feira, 2 de abril de 2014


Tubulação estoura e água invade casas em Jardim São Paulo

De acordo com os moradores, o incidente começou por volta das 3h, quando um cano-mestre rompeu e deu início ao vazamento


Uma tubulação estourou na madrugada desta quarta-feira (2) e a água invadiu várias casas na Avenida Piracicaba, em Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife. De acordo com os moradores, o incidente começou por volta das 1h, quando um cano-mestre rompeu e deu início ao vazamento. O ponto de referência é o comércio Balcão da Laranja. Inicialmente, cinco casas foram atingidas, chegando a derrubar a parede de uma das residências. Entre os imóveis afetados, está uma escola infantil.
O cano passa por debaixo de casa uma casa e estourou justamente neste ponto. A residência afetada é de número 719, que pertence à aposentada Luzinete Ferreira da Silva. Ela contou que estava dormindo e não viu o cano estourar."Quando eu acordei, a água já tinha invadido meu quarta, estava no meio da parede, já tinha levantado fogão, geladeira, meu guarda-roupa. Eu perdi tudo. Só espero que a Compesa me ajude, porque eu não tenho condições", disse a idosa. Ela ainda disse que vai para a casa de uma filha.
Segundo o cobrador de ônibus Antônio Santana, que é vizinho de Luzinete, o vazamento da tubulação é tão forte que a água está infiltrando as paredes das casas. "A água inundou as casas ao redor e já está chegando na rua de trás. A gente tinha avisado à Compesa que esse cano estava precisando ser trocado, mas eles não chegaram a trocar. Infelizmente aconteceu o pior", comentou Santana.
O comerciante Paulo Lourenço é vizinho da casa onde a tubulação estourou. Ele disse que o cano é de ferro e que ainda não foi substituído pelas novas encanações da Compesa. "Esse cano deve ter mais de 50 anos que estava ali", contou o comerciante.
A escola infantil atingida é um prédio de primeiro andar onde estudam 90 crianças, do maternal ao quinto ano (antiga quarta série). A dona da escola, Edganeide Rodrigues, disse que a comunidade já teve problemas com tubulação estourada outras duas vezes. "Quando cheguei hoje, a água já tinha destruído tudo e já estava minando o prédio por baixo. Os meus alunos foram chegando, logo cedo, mas eu fui mandando eles para casa. Se tudo correr bem, segunda-feira deve estar voltando as aulas", contou a diretora.
Os moradores contaram que a Compesa chegou a ir no local do vazamento, mas disse que o problema só poderia ser resolvido através do Sistema Botafogo, acessando diretamente a barragem. Oficialmente, a companhia informou que o registro daquele cano já foi fechado e que, naturalmente, a água continuaria vazando até estancar a pressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário